Skip to main content

O Burro.

O homem fixa o Burro nos olhos. Imperativo, cheio de certeza, diz-lhe no seu tom mais afirmativo: “Anda Burro!”.
O Burro, burro como é, fica parado. Olha estático o homem, no seu olhar vago. Fosse o homem um fardo e o burro agiria, mas o homem é só o homem e nem sequer é o seu dono.
O homem insiste já desesperado, na inquietude normal de quem olha para o Burro e grita vezes sem fim: “Vai burro, anda!”
E o Burro, burro como ele é, fica parado a olhar. Não sabe como agir e mantém os quatro membros estáticos.
O homem, em pleno desespero, e aproveitando estar a sós com o Burro, tenta explicar: “Põe uma pata para a frente, Burro. Vá Lá! Por favor.”
Mas o problema mantém-se o Burro é um Burro, e burro como é não fala a língua do homem, e tudo o que o dono lhe ensinou daquele linguajar foi Arre Burro e Yohoo e mesmo assim naquela pronúncia do interior que não é a do homem. E assim o Burro se fica e o homem se irrita.
O homem grita e argumenta, e o burro parado de olhos baços tenta inglório entender, mas o seu conhecimento não vai tão longe. Ainda se o homem fosse um fardo de palha ele saberia o que fazer, mas não é.
E o homem grita louco, argumenta deseperado com tudo o que lhe ocorre, e o Burro nada, não entende.
O Burro já desesperado zurra convicto tentando dizer ao homem, ainda se fosses um fardo de palha.
Mas o homem é só um Homem, e não compreende o zurrar. Eles falam línguas diferentes, não a mesma. O homem não sabe mais o que fazer, já prometeu mundos e fundos, cenouras e cubos de açúcar, fardos de palha e centeio do melhor. E o burro, nada. Ali estático com olhar vago. Já o açoitou, e ele nada, só zurra como resposta.
Finalmente o homem desiste, ele só queria subir o monte mas nada pode contra a ignorância do Burro. Vira as costas e vai embora, não tem outro remédio. Quanto ao Burro, lá fica ele parado de olhar vazio. E quanto a mim, identifico-me com o Homem, de tempos a tempos dou de caras com uma pessoa que não fala a minha língua mesmo sendo da minha espécie e do meu País. Fala de mercearia barata e eu de qualidade no meu trabalho, e eu argumento, açoito, grito desesperado e por fim desisto, viro as costas e subo o monte a pé. O ùnico problema é que, ainda por cima, tenho de levar a mercearia barata do Burro ás costas.

Comments

Anonymous said…
Pois é caro Dislexico Anónimo (DA), por vezes também me custa ficar com aquele olhar vago a ver-te avançar em esforço pelo morro acima, carregando inconformado a minha mercadoria. Mas ao te perder de vista, no mais íngreme ponto do serro, eis que sou assaltado por um violento sentimento de arrependimento, pois fico a saber que é em ti que tudo fica, é em ti que fica o feito e o saber. E cá em baixo olhando tranquilamente do alto o todo para depois deixares, complacentemente, cair em mim o teu olhar, enquanto eu, seguindo a minha indeclinável natureza, corro cheio de avareza para me deliciar com a palha e as cenouras que há pouco não quis.
B.
Humor Negro said…
No tempo em que os animais falavam isto era muito mais fácil...
Anonymous said…
Esse é o burro mais teimoso que conheço, nem com uma cenoura à frente dos olhos lá vai, coitado deve ter ficado cego, o melhor mesmo é esquecer o animal.
Bom blog, este.
Graci mile!

Popular posts from this blog

Setimo Dia

Era o sétimo dia, estava ele ali sentado quieto a descansar, agradava-lhe o geral da criação. Olhava e sentia contentamento com o que havia criado. Aproximou-se dele Gabriel, o raio do arcanjo vinha de novo com aquele ar de preocupado. Que chato ter criado seres tão perfeitos, sempre preocupados com tudo e com todos. Mas pronto tinha de os perdoar afinal de contas, assim assexuados, tinham de inventar coisas para se entreterem e para imperfeito já chegava aquele que saiu com defeitos o Lucifer. Gabriel, aproximou-se e com a sua habitual delicadeza, questionou sobre a preocupação que tinha no momento. Teria Deus contemplado os humanos com a eternidade como fizera aos Anjos, e se o fizera aonde haveria espaço para os arrumar todos no céu, visto que seriam tantos ao longo tempo. Então Deus condescendente olhou Gabriel, e pensou que de facto poderia conviver a eternidade com todos estes seres que nunca o compreenderiam. Deus prometera a eternidade aos humanos, mas não sobre a forma de vida

Estranho.

O disléxico, é um ser estranho! Ontem, e graças a ter iniciado este Blog, resolvi fazer uma pesquisa na Net, sobre o tema, coisa que não fazia à alguns anos, no meio da muita tralha do costume encontrei alguns estudos interessantes. Dessa pesquisa saquei alguns dados pertinentes sobre os quais me apetece falar. Em primeiro lugar, depois de anos de investigação os cientistas não conseguiram ainda defenir as causas deste problema, não sabem sequer muito bem definir o problema em si. Contradizem-se constantemente, identificam na sua generalidade a disléxia como uma dificldade na leitura, tendo, que eu, um reconhecido disléxico desde 1980, não o identifico como tal. A expressão, dificuldade de leitura significaria custar a ler seja o que for e isso não me acontece. Eles mencionam mesmo a existencia de um atrazo na sua aprendizagem, isso eu considero meramente ridiculo, aos 7 anos eu já lia fluentemente, mesmo antes de me ser identificado o problema. A minha conclusão é simples, é o velho p

Ordem?

Critico-me pela minha falta de contibuição para a ordem global, ou abestinencia política. Os meus pensamentos ligeiramente de esquerda não ajudaram muito, especialmente no ceio de uma familia de direita, havia um desconforto em tomar uma atitude política, e ainda bem, no fim de contas sou disléxico, o uníco contributo que poderia dar era para a desordem global. Seria mais do mesmo, existem centenas de pessoas a dar esse contributo sentadas na Assembleia da Republica, numa espécie de praga concentrada de disléxicos, eles confundem a direita com a esquerda e trocam de palavra como quem troca de camisa. Mal se dá uma eleição o discurso altera-se, dia novo camisa nova, nada de novo. Quanto a contribuir, eu ainda sou daquelas pessoas que vão votar se bem que cada vez com mais dificuldade, nesta ultima eleição entrei na mesa sem um sentido de voto e sai de lá na mesma, e a próxima adevinha-se ainda pior, tomei a decisão de que a partir de hoje sempre que for votar pertenço ao partido dos ind